quarta-feira, 30 de junho de 2010

Tropa de Elite 2 - primeiras cenas!!!


Olha só...acabam de sair as primeiras cenas do filme Tropa de Elite 2.
Assisti ao primeiro e gostei bastante, até porque morei na cidade do Rio de Janeiro 10 anos atrás e o filme refletiu muito bem o caos que a cidade enfrentava nos morros e nas ruas.
Polícia corrupta e medidas pra lá de controversas do BOPE.
Voltando à cidade agora em 2010 e coincidentemente a sequência do filme se dá em 2010...pude ver com os meus próprios olhos as mudanças no cotidiano carioca.
A cidade é cercada de morros aqui na zona sul, mas desde o ano passado com a tomada dos morros, inicialmente pelo BOPE, e agora pelas UPPS (Unidades de Polícia Pacificadoras), a cidade está livre do domínio do tráfico, ao menos na zona sul. Ainda tem a famosa Rocinha...o que convenhamos vai requerer uma imensa soma de forças de todos os lados...porque gente a Rocinha é uma cidade! dentro da cidade! não é só um morro...tem muito comércio, residentes e o maior empecilho é a posição geográfica porque há inúmeras saídas do morro que levam à vários pontos da cidade...mas eles chegam lá!
Com a tomada dos morros na zona sul, a galera do tráfico foi se deslocando pros morros da zona norte, os quais também estão gradativamente sendo ocupados pelo BOPE e pelas UPPS.
O grande diretor Padilha, nessa sequência, já gerou conflitos com Brasília...antes mesmo de o filme estrear. No primeiro, a gente via o dia-a-dia do BOPE nas favelas cariocas e a integração com as demais àreas da Polícia Cívil do RJ...agora o Capitão Nascimento assume um cargo político e aí é que o filme vai tocar na ferida...há interesses e conchavos de todos os lados, a maioria deles na política.
Enfim, estou super satisfeita com o trabalho da dobradinha de governo e prefeitura do estado do RJ... desde que Sérgio Cabral e Eduardo Paes assumiram o comando, tanto no governo como na prefeitura, a cidade mudou e pra muito melhor! Não é só mais segurança com policiamento circulando 24hs e estacionado nas entradas dos morros (UPPS), mas quesitos como limpeza urbana, obras irregulares, atividades de lazer, etc...deram uma melhorada de quase 100% dos dois anos que morei aqui em 1999. Se o Rio já era lindo naquela época, ao menos pra mim, agora é perfeito! Caminho tranquila de dia e de noite, pego transporte público de qualidade (ônibus e estações de metrô) pra todo o lugar e curto muito as inúmeras atrações...que podem ter certeza não faltam por aqui!
Ps. o Wagner Moura é uma gracinha, mesmo de cara amarrada o filme todo!!

2 comentários:

  1. Pelo trailer, Seu Jorge vai trabalhar no filme, assim como foi em Cidade de Deus. Tomara que o filme mantenha o pique do primeiro.

    ResponderExcluir
  2. Acho que vai ser tão bom quanto! Admiro o trabalho do José Padilha e o Wagner Moura é um excelente ator! Bjs, Patty:D

    ResponderExcluir