sexta-feira, 18 de junho de 2010

Morte do Saramago


Acabo de ler sobre a notícia da morte do José Saramago.
Confesso que só li um livro dele faz uns anos atrás,
Ensaio sobre a cegueira.
Lembro muito bem da sensação de lê-lo.
Não vi o filme...não gosto de comparar...não quero que as minhas sensações após a leitura se confundam com o roteiro, que vamos combinar nem sempre é fiel, e/ou a atuação dos personagens, o que infelizmente muitas vezes é decepcionante e não carrega a densidade dos personagens originais do livro.
Voltando ao livro, é uma narrativa cheia de nuances e muito bem escrita, digo, a sensação que se tem é de ser transportado para o epicentro da história.Pra quem ainda não leu ou viu o filme baseado no romance, só posso dizer que o leitor é levado à um contexto extremamente caótico e muito tenso.
Quanto à persona do Saramago, sempre polêmico e contestador no que diz respeito à política e religião, embora eu não concordasse com ele algumas vezes, e o fato de ele ter posições firmes e coerentes ao longo da vida, já o faz único pra mim. Olha só o que a Martha Medeiros escreveu sobre ele...não podia concordar mais com ela...

"Homens como Saramago provocam concordância e discordância, mantém nossa mente inquieta, e enquanto algumas pessoas não lidam bem com essa contradição, eu vibro: não aplaudo a apatia. Prefiro que alguém me enerve a alguém que me faz pegar no sono.
Saramago era um homem que mantia as pessoas acordadas. Morreu aos 87 anos, não era um garoto, mas sempre é cedo para partir, ainda mais quando se trata de alguém que ainda produzia, pensava, amava, vivia. Tanta gente por aí que não vive. " (fonte: zero hora 18.6.2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário