quinta-feira, 3 de junho de 2010

Literatura - Lendo Lolita em Teerã


Estou lendo um livro
bárbaro!!
Reading Lolita in
Tehran da Azar Nasifi.
Essa escritora, por sinal, foi a primeira mulher a ser confirmada para a FLIP (Festa Literária de Paraty) que ocorrerá entre os dias 4 e 8 de agosto de 2010 aqui no Rio.
Esse livro ficou 117 semanas na lista dos mais vendidos do New York Times e já foi traduzido para 32 línguas.
Como eu sou apaixonada por literatura e esse livro é a história de 8 mulheres que se reúnem juntamente com sua professora para ler escondido os clássicos da literatura ocidental como Madame Bovary, Lolita, Orgulho e Preconceito... estou adorando!!!
A escritora vive agora em Washington e leciona na Johns Hopkins como professora visitante.
No livro, ela volta de uma temporada de estudos na Inglaterra, onde fez doutorado sobre Literatura Inglesa, à Teerã, onde inicia lecionando Literatura na Universidade de Teerã. Mais tarde é expulsa dela por se recusar à usar o véu.
Ela narra as sessões de leitura de clássicos com as suas alunas na sua própria casa, já que esse tipo de leitura é proibida em seu país.
Estou no início do livro, mas encantada com a narrativa que é um misto de comentários sobre os livros que suas alunas estão lendo e uma observação apurada dos costumes e da vida dessas jovens iranianas em um país com leis bastante duras em relação às mulheres.
A narrativa mescla os tempos atuais e o início da revolução islâmica liderada pelo aiatolá Khomeini (1979) que é quando Azar retorna ao Irã para lecionar literatura na Universidade.
Há também menção dos conflitos sangrentos com o vizinho Iraque e a tirania do regime islâmico.
Não é de agora que eu creio que há muita gente no Irã que não concorda com o Estado e isso ficou bem visível na última eleição do presidente Mahmoud Ahmadinejad, a qual foi indiscutivelmente fraudada à seu favor e teve várias manifestações de repúdio nas ruas. Tem também os filmes e documentários interessantíssimos feitos no país, os quais infelizmente só ouço comentários e ainda não os assisti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário