domingo, 6 de junho de 2010

Cinema - Oceans


Acabo de voltar de uma sessão de estréia do filme Oceanos aqui no Rio. Esse filme faz parte do Festival Varilux de Cinema Francês.
O Festival traz esse documentário Oceanos + 10 filmes franceses e está acontecendo até 10 de junho simultaneamente em 9 capitais brasileiras.
O lançamento desse filme deveria ter acontecido ontem, 5 de junho, no Dia Mundial do Meio Ambiente aqui no belíssimo Forte de Copacabana, mas como o tempo não ajudou, foi transferido pra hoje.
O co-diretor Jacques Cluzaud falou sobre o processo de filmagem antes da exibição de Oceanos.
O filme levou 4 anos pra ser feito e mostra mais de 50 localizações diferentes ao redor do planeta.
Confesso que não sou muito interessada em documentários sobre o mundo marinho, até porque me lembra aqueles documentários feitos pela National Geographic e que posso assistir pela TV a cabo no aconchego do meu lar.
O diferencial dessa exibição é que o local escolhido para apresentá-la é um dos cartões-postais da cidade maravilhosa. O Forte de Copacabana é lindo e tem várias atrações sendo uma passada na deliciosa e charmosa Confeitaria Colombo uma obrigação! (Obrigada pela sugestão Marcela!)
Claro que dei uma passadinha lá antes de subir ao topo do Forte para a exibição.
Tirando o atraso da montagem, devido à ventos fortíssimos e, ao frio que faz lá em cima...
o filme me emocionou bastante! O próprio diretor francês falou um pouco antes do início da sessão que nenhuma! cena foi modificada digitalmente. Eles usaram equipamentos de última geração em filmagens submarinas para que pudessem captar imagens fidedignas e além disso, poder seguir certos animais, principalmente os que se movem muito rápido.
Ver cardumes de peixes embolados em forma de furacão (dá pra ver no trailer abaixo) me impressionou bastante e milhões de caranqueijos agrupados no fundo do mar como um batalhão de soldados...deu medo!
Claro que tem cenas meio 'clichês' de baleias, tubarões e golfinhos, até porque a indústria cinematográfica as vem utilizando tanto ao longo das últimas décadas que se tornaram banais aos nossos olhos.
Mesmo assim, as cenas foram muito bem filmadas e me emocionaram também!
Há cenas fortes de matança e desequilíbrio ambiental devido à interferência do ser-humano.
O diretor ressaltou que as cenas mais cruéis de violência contra seres marinhos foram editadas para que os espectadores não fossem expostos à infindáveis minutos de 'banho de sangue'. O filme não se propõe a ser denunciatório e sim, um belo registro de como a vida se dá nos nossos oceanos e de como a natureza é bela e segue o seu curso desde os primórdios de sua existência. Há cenas muito poéticas que lembram uma apresentação de ballet!! e outras que mostram cenas de uma batalha.(inclusive com a participação do ser-humano)
Não percam o trailer...

Nenhum comentário:

Postar um comentário