quarta-feira, 30 de junho de 2010

Tropa de Elite 2 - primeiras cenas!!!


Olha só...acabam de sair as primeiras cenas do filme Tropa de Elite 2.
Assisti ao primeiro e gostei bastante, até porque morei na cidade do Rio de Janeiro 10 anos atrás e o filme refletiu muito bem o caos que a cidade enfrentava nos morros e nas ruas.
Polícia corrupta e medidas pra lá de controversas do BOPE.
Voltando à cidade agora em 2010 e coincidentemente a sequência do filme se dá em 2010...pude ver com os meus próprios olhos as mudanças no cotidiano carioca.
A cidade é cercada de morros aqui na zona sul, mas desde o ano passado com a tomada dos morros, inicialmente pelo BOPE, e agora pelas UPPS (Unidades de Polícia Pacificadoras), a cidade está livre do domínio do tráfico, ao menos na zona sul. Ainda tem a famosa Rocinha...o que convenhamos vai requerer uma imensa soma de forças de todos os lados...porque gente a Rocinha é uma cidade! dentro da cidade! não é só um morro...tem muito comércio, residentes e o maior empecilho é a posição geográfica porque há inúmeras saídas do morro que levam à vários pontos da cidade...mas eles chegam lá!
Com a tomada dos morros na zona sul, a galera do tráfico foi se deslocando pros morros da zona norte, os quais também estão gradativamente sendo ocupados pelo BOPE e pelas UPPS.
O grande diretor Padilha, nessa sequência, já gerou conflitos com Brasília...antes mesmo de o filme estrear. No primeiro, a gente via o dia-a-dia do BOPE nas favelas cariocas e a integração com as demais àreas da Polícia Cívil do RJ...agora o Capitão Nascimento assume um cargo político e aí é que o filme vai tocar na ferida...há interesses e conchavos de todos os lados, a maioria deles na política.
Enfim, estou super satisfeita com o trabalho da dobradinha de governo e prefeitura do estado do RJ... desde que Sérgio Cabral e Eduardo Paes assumiram o comando, tanto no governo como na prefeitura, a cidade mudou e pra muito melhor! Não é só mais segurança com policiamento circulando 24hs e estacionado nas entradas dos morros (UPPS), mas quesitos como limpeza urbana, obras irregulares, atividades de lazer, etc...deram uma melhorada de quase 100% dos dois anos que morei aqui em 1999. Se o Rio já era lindo naquela época, ao menos pra mim, agora é perfeito! Caminho tranquila de dia e de noite, pego transporte público de qualidade (ônibus e estações de metrô) pra todo o lugar e curto muito as inúmeras atrações...que podem ter certeza não faltam por aqui!
Ps. o Wagner Moura é uma gracinha, mesmo de cara amarrada o filme todo!!

terça-feira, 29 de junho de 2010

That 70's Show

















Adoro esse seriado!!
Ele já não existe mais desde 2006, mas é um dos meus favoritos...teve 8 temporadas e foi a quarta 'sitcom' mais longa do canal FOX.
O seriado se passa em 1976 (eu tinha 4 anos de idade!) com um bando de adolescentes nos seus 17 anos.
Uma das minhas décadas favoritas é essa...embora eu fosse criança...eu lembro dos móveis...de como a vida se dava... dos penteados de cabelo da minha mãe (muito laquê!), das jaquetas de nylon coloridas, do abrigo Adidas (três listrinhas brancas nas laterais) e identifico muitas dessas peculiaridades dos anos 70 no That 70´s Show.
Claro que a nossa realidade da Porto Alegre provinciana nos anos 70 é um pouquinho diferente da do pessoal de Wisconsin, já que as modinhas vinham muito tempo depois pra cá...mas mesmo assim a gente relaciona algumas coisas.
Os personagens são ótimos...tem o hispânico que morre de medo de ser deportado com um viés meio gay (adoro ele com a host family dele!)...tem a cheerleader mais fofa e 'bossy' que eu já vi (como se cheerleaders pudessem não ser 'bossy'!)...
tem a ruiva alta e com vozeirão super enrolada com o magrelo, que morre de medo do pai super 'bossy' tbém! e não dá pra ignorar o lindão do Ashton que faz o cara que pega todas, super gato , mas que deixa à desejar no quesito inteligência(e quem precisa disso com ele?!)...a mãe do Eric que leva o marido machão do jeito que quer...sem embates, mas com o jeitinho subliminar da mulher daquela época e o cara do Ray-Ban que tem umas tiradas ótimas e a gente nunca sabe muito sobre a vida dele...
Delícia de anos 70!! Isso que nem falei da música...segue clipe dos Bee Gees!!

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Arte - KUNSTHALLE wien


Pra mim arte é tudo que me faz pensar e/ou traz à tona algum sentimento que às vezes nem eu sabia que existia.















Está acontecendo, e já vem acontecendo desde 1992, esse projeto dedicado à Arte Contemporânea Internacional em Viena,
Kunsthalle wien.
Ele consiste no seguinte...um grande contêiner amarelo (a princípio era temporário) colocado na Karlsplatz e algumas instalações na região dos museus no centro de Viena.
A partir de 2001, o Kunsthalle wien se instalou definitivamente em um prédio nessa região do MuseumsQuartier além do contêiner amarelo, que agora foi diminuído e se tornou um grande pavilhão de vidro permanente (foto).
O que eu acho mais bacana sobre a história desse projeto foi que desde o início as exibições apresentaram mais de 10.000 trabalhos de 2.000 diferentes artistas ao redor do globo. É vital que artistas contemporâneos possam ter um espaço que é considerado " a Meca da Arte Contemporânea" pelo Ny Times pra expor seus trabalhos e percepções.
Esse ano está sendo exibida uma série em homenagem ao talentosíssimo Jean-Michel Basquiat, o grafiteiro-mor nova-iorquino (foto)...além de vários outros trabalhos importantes como os de Keith Haring, Andy Warhol, Mark Jenkins, Sophie Calle...
Pra quem tá pensando em uma viagem à Europa até outubro, não pode deixar de dar uma passada na belíssima, limpa e agradável Viena e conferir com os próprios olhos! E pra quem já está por lá (hello Debbie e Dea!) vale a pena se deslocar!
Segue o site...(com opções em inglês, italiano e francês...já que o alemão é o idioma original)

domingo, 27 de junho de 2010

Du'Attos no Foyer do Teatro São Pedro

























Essa dica é pra lá de cultural...digo, cultural e gastronômica!!
Eu conheço o restaurante Du´Attos ali na Galeria Chaves e é um dos melhores locais para almoçar no centro de Porto Alegre. Dica preciosíssima do nosso querido Luís Fernando Veríssimo (gourmet de mão cheia!).
Fui ao restaurante algumas vezes e fiquei bastante impressionada com a qualidade do buffet e da carta de bebidas.
Não sei se o restaurante ainda existe, até porque faz uns 2 ou 3 anos que fui lá pela última vez.
Assistindo o programa Café TVCom (que eu amo!) pela web, fico sabendo que eles acabam de abrir um Café no Foyer do Teatro São Pedro.
O programa foi gravado ali e o pessoal ficou bastante impressionado com os quitutes servidos pelo Du' Attos Café.
Madeleines, tortinhas doces e salgadas, chás, café...tudo com a qualidade e tradição do Du'Attos.
Aí vai o link com horários e outras informações e o mais legal é que a Chef do local prepara pratos especiais de acordo com os espetáculos...por exemplo, Bodas de Sangue do Garcia Lorca, são servidas tapas, que são iguarias espanholas, acompanhadas de um cálice de vinho.
A-D-O-R-E-I!!!!

sábado, 26 de junho de 2010

Literatura - Pedro Páramo de Juan Rulfo



Acabo de ler esse livro
Pedro Páramo de
Juan Rulfo.
Já tinha ouvido falar dele e de tempos em tempos esse livro aparece naquelas listas
"must read" de escritores que eu admiro.
O livro é curto, digo não muito mais que 120 páginas.
Fiquei um pouco resistente de comprá-lo, até porque é um tipo de literatura que se encaixa no realismo mágico bem ao gosto de vários escritores latino-americanos.
Não é um dos meus gêneros favoritos, mas quando li a "orelha" escrita pela maravilhosa Susan Sontag, não tinha como não comprá-lo.
A história se baseia num homem que tem como missão encontrar o pai que ele nunca conheceu à pedido da mãe em seu leito de morte.
O X da questão é que ele volta à cidade onde o pai ainda supostamente vive, e essa mais parece uma cidade fantasma! Um local inóspito e árido onde não há mais ninguém morando...
Não dá pra falar mais, mas garanto que quem ler esse livro vai ficar tão absorto, já que ele é muito bem escrito e a narrativa te envolve de tal forma que tu não consegues largá-lo. Eu o li em três dias!

quinta-feira, 24 de junho de 2010

BRASIL X PORTUGAL


Só se fala em Copa do Mundo por aqui...tvs ligadas por todos os lados... pessoas que dão uma paradinha pra ver o placar independente de ser o Brasil jogando...e 'bolão' pra tudo que é lado!!
Achei essa fotinho com a nossa seleção e espero que amanhã a gente feche essa fase com chave de ouro!!
A pergunta que não quer calar...quem vai substituir o fofo e talentoso Kaká???
BOA SORTE SELEÇÃO BRASILEIRA!!!

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Literatura - Dez (quase) Amores




Pra quem quer uma dica de livro 'fininho' e delicioso de ler...
Dez (quase) Amores da Cláudia Tajes é uma opção muito boa. Ele é dividido em 10 historinhas de, como a própria Claúdia o define, "Amores que viraram histórias. Histórias que viraram amores. Ou quase."
Eu já o li faz um tempão atrás e ainda lembro de algumas historinhas. Elas são divertidas com um quê dramático tbém. Entretenimento puro!
Esse livro já virou peça de teatro no último Porto Alegre Verão, e eu infelizmente não consegui assistir.
Lembrei dele ao escutar a entrevista da Cláudia pro website da L&PM que é simplesmente muito bacana e que todo mundo devia dar uma passadinha pra escutar alguns dos nossos conterrâneos falando sobre o trabalho deles...tem o Jorge Furtado, o David Coimbra, a Martha Medeiros, o Moacyr Scliar,etc...
Se tu estás te sentindo chateada, mal-humorada ou passando por uma situação amorosa complicadinha e/ou estressante, vai em qualquer farmácia, banca da esquina (pelo menos aqui no RJ tem), supermercado ou até mesmo uma livraria e compra esse pocket da L&PM que deve custar no máximo uns R$ 15,00, mas que dá um super alívio de tudo! de tão engraçadas que as situações no livro são.
A la Sex and the City!! :D

terça-feira, 22 de junho de 2010

Música - Jackson 5




















Eu simplesmente adoro esse início da carreira do talentoso Michael Jackson.
Ele, pequenininho, cantando e dançando com os Jackson 5, já demonstrava total domínio de palco!!!
Eles logo foram parar entre os 100 hits da Billboard com I want you back e de 1968 a 1975 ficaram sob a batuta da maravilhosa gravadora Motown.
Como essa semana vai fazer 1 ano da morte do Michael e eu adoro o trabalho dele e não tô nem aí pra vida pessoal dele, resolvi fazer essa pequena homenagem. Claro que vou postar outras músicas que eu amo com videos de excelente qualidade sonora e artística desse superstar que desde pequeno já se via a estrela que ia ser e foi!!
Ele sempre vai ser o rei da pop music pra mim...imbatível!!!
Tenho o cd remasterizado de clássicos da Motown e essa música dos Jackson 5 é uma das minhas favoritas!!


Michael_Jackson_-_I_Want_You_Back___The_Love_You_Save_-live
Enviado por minette39. - Videos de musica, clipes, entrevista das artistas, shows e muito mais.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Música - Colbie Caillat


A Colbie é uma lindinha...as músicas são muito melodiosas e a gente pode escutar sem parar!

Eu acho que ouvi Bubbly um milhão de vezes!!
Não tô brincando!
Desde que cheguei ao Rio, tem uma música dela que
toca direto nas rádios e que eu já baixei no meu MP3...
Fallin' for you.
Acabo de ver o clipe pela primeira vez e achei muito fofo...até porque tu imaginas ela se apaixonando por um cara mega bonitão...
bronzeado...sarado...
Ooops! Vejam o clipe aí...

domingo, 20 de junho de 2010

Ashton Kutcher vestindo a camiseta do Brasil!!!


Que esse cara é lindo e muito engraçado...
todo mundo já sabe...casado com a Demi Moore...
todo mundo já sabe e inveja um pouquinho...
Mas que ele vestiu a camiseta da seleção brasileira e postou um 'boa sorte' pro Kaka no twitter dele...EU não sabia...
Não é uma graça?!
Aí vai o link do twitter dele que é bem interessante e com boas dicas de música e filme também...

DÁ-LHE BRASIL!!!!!!!!!!!!!
















DÁ-LHE BRASIL!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Gente...tô muuuuuuito satisfeita com o jogo do Brasil contra a Costa do Marfim.
No começo do jogo, eu tava achando que ia ser mais um jogo trabalhoso, só que claro o nosso adversário hoje tava bem mais preparado do que a Coréia do Norte, o que já deixa o jogo mais interessante...
VALEU!!!
Só que hoje ia ter sido legal acompanhar o jogo ali em Copacabana...domingo de sol, calor e muuuuuuuita gente na mesma vibração com aquele marzão azul de fundo, mas quem sabe contra os nossos amigos portugueses na sexta?
De qualquer forma, a sensação que eu tinha antes do início da Copa de que o Brasil podia levar a taça foi reavivada hoje...VAMOS ATRÁS DO HEXA!!!!

sábado, 19 de junho de 2010

Arte - Jean Shin







Descobri a Jean Shin num blog de arte que é maravilhoso...ela vem da Coréia do Sul e mora faz alguns anos em NYC. O que mais me chamou a atenção no trabalho dela é o aproveitamento de alguns materiais peculiares como sombrinhas quebradas (deve ser super fácil de conseguir em NYC com o ventão que faz por lá...), potinhos de remédio de manipulação (que deram origem à esses lustres), discos de vinil (que formam essa onda), sapatos velhos, os quais ela desconstrói e aproveita o couro, etc...
Ela já teve algumas instalações no MoMa e em outros museus nos EUA.
O site dela é bem interessante e o trabalho é extremamento rico em cores, proporções e formas. A-D-O-R-E-I!!!!!
Pra quem quiser dar uma olhada no trabalho dela vai lá...
Ps. só que o site é em inglês...

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Morte do Saramago


Acabo de ler sobre a notícia da morte do José Saramago.
Confesso que só li um livro dele faz uns anos atrás,
Ensaio sobre a cegueira.
Lembro muito bem da sensação de lê-lo.
Não vi o filme...não gosto de comparar...não quero que as minhas sensações após a leitura se confundam com o roteiro, que vamos combinar nem sempre é fiel, e/ou a atuação dos personagens, o que infelizmente muitas vezes é decepcionante e não carrega a densidade dos personagens originais do livro.
Voltando ao livro, é uma narrativa cheia de nuances e muito bem escrita, digo, a sensação que se tem é de ser transportado para o epicentro da história.Pra quem ainda não leu ou viu o filme baseado no romance, só posso dizer que o leitor é levado à um contexto extremamente caótico e muito tenso.
Quanto à persona do Saramago, sempre polêmico e contestador no que diz respeito à política e religião, embora eu não concordasse com ele algumas vezes, e o fato de ele ter posições firmes e coerentes ao longo da vida, já o faz único pra mim. Olha só o que a Martha Medeiros escreveu sobre ele...não podia concordar mais com ela...

"Homens como Saramago provocam concordância e discordância, mantém nossa mente inquieta, e enquanto algumas pessoas não lidam bem com essa contradição, eu vibro: não aplaudo a apatia. Prefiro que alguém me enerve a alguém que me faz pegar no sono.
Saramago era um homem que mantia as pessoas acordadas. Morreu aos 87 anos, não era um garoto, mas sempre é cedo para partir, ainda mais quando se trata de alguém que ainda produzia, pensava, amava, vivia. Tanta gente por aí que não vive. " (fonte: zero hora 18.6.2010)

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Literatura - Linda Goodman


A Astrologia é um dos meus hobbies favoritos e que já tá meio que incorporada na minha vida. Deixo claro, que não acredito em horóscopo...tudo bobagem!!
Faz um bom tempo que eu observo as características das pessoas com quem eu convivo e é impressionante como certos traços são similares entre pessoas do mesmo signo. Ressalto que homens e mulheres do mesmo signo tem traços bem distintos.
Semana passada, uma amiga me emprestou um livro que é considerado a bíblia da astrologia. Claro, que quem realmente estuda à fundo e faz cálculos mais precisos deve ser levado mais à sério.
Quem já não fez um mapa astral e não ficou de queixo caído com o resultado??
Tem profissionais muito bons nessa área.
Voltando ao livro, ele foi escrito pela Linda Goodman e se chama Love Signs.
A Linda tem vários livros. Ela foi a primeira à escrever um livro de astrologia que foi parar na lista dos mais vendidos do New York Times. O livro que eu estou lendo foi escrito em 1978 e também ficou na lista do NYT. O primeiro dela e o mais famoso é Sun Signs de 1968.
Pra quem tem curiosidade e quer um bom livro de astrologia e que é muito bem escrito e ainda por cima, a Linda usa certas historinhas que refletem bem a relação de um casal com determinados signos, esse é o ideal e recomendo! Há anos venho lendo bons livros, mas esses dois merecem atenção especial!
DIVERSÃO E APRENDIZADO GARANTIDOS!!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Blog bem legal sobre a Europa!
















Pessoal...eu estou seguindo um blog que é
muito bacana. O jornal Zero Hora tem vários blogs interessantes...agora, desde a semana passada, a jornalista e radialista Rafaella Severo tem um blog sobre a viagem que ela está fazendo pela Europa.
A Rafaella tem 24 anos e, por enquanto, está em Londres. No primeiro post dela, ela mostra como andar de metrô em Londres, o que vamos combinar pode ser beeeeeem confuso...com todas aquelas linhas...O video é feito por ela, bem legal e super útil! Vale a pena conferir.
Hoje, assisti ela falando sobre o clima. Lá é primavera agora, mas ainda tem dias bem nublados e chuvosos. No video de hoje, ela comenta sobre isso...ela sai de casa com sol e volta com chuva...e ao terminar o video, do quarto dela, tem um solão e céu azul lá fora!!!
Me lembra POA!!! O clima! gente...
Aí vai o blog da Rafaella com dicas bem básicas, mas que ajudam um monte se tu não conheces o lugar...

terça-feira, 15 de junho de 2010

Música - CUT COPY




















Descobri esses caras australianos ontem e tô apaixonada pela batida do som deles!!
Eles são CUT COPY de Melbourne e já tocam desde 2001...eu nunca tinha ouvido falar deles e adorei essa mistura meio rock eletrônico a la New Order.
Não precisa dizer que eu amo o New Order e esses caras fazem um estilo muito parecido, e não sou só eu que digo, a crítica musical também...os consideram os sucessores da minha amada banda oitentista!
Bright Like Neon Love é o primeiro álbum deles, mas In Ghost Colours levou um monte de elogios em 2008 da crítica especializada e que eu agora assino embaixo!!

A minha música favorita deles é That was just a dream mas não achei um video decente de boa qualidade pra vcs apreciarem...então tô postando um video muito fofo deles da música Hearts on fire...

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Música - MOBY


Gente...eu adoro o som do MOBY!!
Pra quem ainda não sabe nada sobre ele...ele é americano e toca música eletrônica.
Tava de saída e entrei num blog muito legal que tem algumas músicas dele de fundo...então pra animar o final do dia...aí vai um dos hits dele Porcelain!

domingo, 13 de junho de 2010

L&PM WEB TV


Olha que legal! A L&PM tem um website sob a batuta da escritora gaúcha Paula Taitelbaum que tem diversas entrevistas com escritores e uma coisa bem interessante que é o Consultório Sentimental da Cláudia Tajes. A Cláudia Tajes é muito engraçada e eu adoro a forma como ela vê as coisas. Nunca me esqueço de uma entrevista dela pra Ivete Brandalise no programa Primeira Pessoa da TVE RS. Nela a Cláudia estava falando sobre o livro dela A Vida Sexual da Mulher Feia e a Ivete perguntou se os homens também acordam e se sentem feios...a Cláudia com toda a sua perspicácia disse que isso não existe no mundo masculino...os homens, independentemente da idade ou da forma física, sempre acham que conseguem 'ganhar' qualquer mulher e nunca consideram a falta de atributos físicos ou idade avançada um empecilho.
Achei demais! Uma observação tão simples que eu tomei como uma das minhas filosofias de vida. Agora entendo que um velho de 80 anos passe por ti na rua e faça comentários sedutores....afinal, o que são 80 anos, não é mesmo?
No site também tem o Lado C da Carol Teixeira no qual ela entrevista uma penca de gente interessante pelo viés da literatura. Assisti a entrevista do Fausto Fawcett falando sobre música e literatura. Bem legal! E a Carol é divertida tbém!
O site também traz entrevistas e vídeos especiais como uma entrevista com o maravilhoso Maurício de Souza.
Imperdível!! Vai lá...

sexta-feira, 11 de junho de 2010

PRADA - Moda, Design e Arte Contemporâneos





Lendo a Vogue americana desse mês, me deparo com uma reportagem sobre uma das marcas de moda mais interessantes na minha opinião, Prada.
Não sou fashion victim e nem tenho cacife pra isso,
mas a Prada, além de ser uma das marcas que mais influencia o mundinho fashion, prima pela inovação e qualidade e até arte contemporânea.
Lendo a reportagem, fiquei ainda mais fascinada pela marca. Digo, a Miuccia Prada juntamente com
Patrizio Bertelli, são responsáveis e criadores da
Fondazione Prada, uma fundação que promove experimentos em arte contemporânea. Ela fica em Milão e tem duas grandes exposições todo ano. Essas exposições, muitas vezes, se deslocam para outras partes do mundo e são instaladas em museus.
O gosto pela arte contemporânea da Miuccia se reflete na geometria e na riqueza visual das roupas produzidas pela Prada e, mais interessante ainda, nas suas lojas!!
A loja na Broadway em NYC é FANTÁSTICA!! Tanto que já foi locação de um dos episódios do Sex and the City.
Mas o que mais me impressionou foi o provador deles!! Gente, ele é todo feito com imagens como se fosse um raio-x. Ao experimentar a roupa, a cliente não só tem a imagem frontal como a imagem da parte de trás (foto acima)...isso é maravilhoso e cada peça tem um código digital com o preço e um vídeo que a mostra em um desfile. Espelhos são coisa do passado.
D-E-M-A-I-S!!!
O provador é tão popular que a "Time Out New York" o considerou um dos " 10 melhores lugares para um encontro"...a revista ainda comenta que a própria loja tem que de tempos em tempos desligar o sistema pra dar uma "esvaziada"...
Segue entrevista raríssima da Miuccia Prada dada à CNN ano passado.
Infelizmente, sem legendas...é toda em inglês, mas como ela é italiana...acho que ela falando inglês (mais devagar!) facilita a compreensão...


BRASIL HEXA???


Pessoal!!
Por aqui só se fala na Copa do Mundo...
assim como no resto do Brasil e lá fora tbém!
Eu não acompanho campeonato algum seja Brasileirão, Gaúcho, Carioca, Paulista...
acho um saco!!
Mas a Copa do Mundo é um evento que acaba pegando a gente pelo coração...esse sentimento de estar unido como nação e mundo, por que não?, numa mesma sintonia!
Aqui no Rio, ninguém trabalhará quando o Brasil jogar e há mega telões por pontos específicos da cidade. Bem pertinho de mim, haverá um na praia de Copacabana.
Sempre curti assistir ao Brasil jogando, mas esse ano vai ser uma experiência nova...
assistir ao jogo junto com um monte de gente e na praia com uma das baías mais lindas do mundo...vai ser pura emoção!!
Uma galera sintonizada ao mesmo tempo...é quase como estar no estádio vendo o Brasil jogar!!
Tenho fé que a gente leva o HEXA!!

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Ah...O AMOR!!!


"Amizade : quando o silêncio a dois não se torna incômodo.
Amor : quando o silêncio a dois se torna cômodo."
(Mario Quintana)

Estava indo dormir com muito sono e deparo com esse pequeno poema do maravilhoso Mário Quintana.
Pensei...pensei... e não é que ele tem razão?!

terça-feira, 8 de junho de 2010

Beatles - Something


OK... definitivamente estou apaixonada!!
Sempre fui muuuuuuuito romântica, mas achei alguém mais do que eu...
Quando alguém te canta as 8hrs da manhã de uma terça-feira SOMETHING dos Beatles com um sotaque mais do que britânico...tu tens que parar o que tá fazendo e apreciar!!!
Eu sempre achei e já postei aqui no blog que quando um homem realmente se apaixona, eles são muuuuito mais bobos que as mulheres!!!!
Vamos ver até onde isso vai...mas JURO que nunca recebi uma canção cantada por um fofo apaixonado (e bonito, acreditem!) da terra dos meus adorados Beatles.
Confiram aí...essa canção é LINDA!!!
Ps. é um presente meu pra minha querida filha Júlia e o fofo do namorado dela, o Fábio.

Blanca Gómez - desenhos muito legais!



Gente...olha que graça essa ilustração!!
E o texto??
A-D-O-R-E-I!!!
Eu peguei
"emprestado" do blog da designer gráfica e ilustradora Blanca Gómez.

O blog é http://www.cosasminimas.com/
A Blanca tem 31 anos e mora em Madri.
As ilustrações dela são encontradas em cartões,
bótons, capas de livros e discos e por aí vai...
Os desenhos são lúdicos e despretensiosos...e é por isso que eu me encantei com o trabalho dela!
Os textos bem enxutos e cheios de significado...
Esse aí acima, em particular, me chamou a atenção.
Cada vez mais nas grandes capitais do mundo, a gente convive entre o produto estereotipado como spas, concept stores, temakerias, yogurterias (aqui no Rio é uma febre!! tem mais que farmácia!) e aqueles locais tradicionais e muito bons que resistem ao tempo como o Gambrinus no Mercado Público, a Banca 40 (era o meu passeio favorito depois da Feira do Livro quando eu era criança), a sapataria Roma (que arruma tudo que diz respeito à sapato, bolsa e artigos de couro),etc...
Pessoal isso são só exemplos da minha cidade Porto Alegre...agora morando no Rio estou tendo um pouco de dificuldade em achar aqueles cantinhos cariocas tradicionais...
Já achei a lancheria árabe que vende as melhores esfihas do Rio e fica em Copacabana na Galeria Menescal, o Cervantes em Copacabana (o boteco que vende os petiscos mais gostosos do Rio), o maravilhoso Chaika em Ipanema que é um misto de lancheria e restaurante com os doces e salgados mais fabulosos da cidade e a maravilhosa Confeitaria Colombo no centro do Rio (desde 1894!)
Enfim, acho legal que esses lugares ainda resistam pra que a gente não fique só com locais produzidos com padrões determinados à la Mcdonald´s, onde todo mundo come igual, rápido com música lounge e muita iluminação e nem vou falar do preço!! muitas vezes absurdamente caro pra um produto que não condiz.
Claro que eu prezo qualidade seja em locais "must go" ou naqueles que a gente senta à um balcão naquelas cadeirinhas altas de plástico laranja-avermelhadas e degusta um belo waffle com mel e geléia e milkshake de chocolate.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Música - Diana Ross


A Diana Ross bateu forte hoje no meu Ipod...
Eu adoro essa música Upside Down!!!
A Diana é uma das minhas divas favoritas e a fase Motown dela é uma das melhores...principalmente ela com os
The Supremes.
Olha pra bater tantos álbuns e discos vendidos...ao longo da década de 60 e 70...acho que ela é única!!
Toca aí...uma boa pedida pra corações apaixonados...é o Dia dos Namorados chegando!! (e, sim eu estou apaixonada!)

domingo, 6 de junho de 2010

Cinema - Oceans


Acabo de voltar de uma sessão de estréia do filme Oceanos aqui no Rio. Esse filme faz parte do Festival Varilux de Cinema Francês.
O Festival traz esse documentário Oceanos + 10 filmes franceses e está acontecendo até 10 de junho simultaneamente em 9 capitais brasileiras.
O lançamento desse filme deveria ter acontecido ontem, 5 de junho, no Dia Mundial do Meio Ambiente aqui no belíssimo Forte de Copacabana, mas como o tempo não ajudou, foi transferido pra hoje.
O co-diretor Jacques Cluzaud falou sobre o processo de filmagem antes da exibição de Oceanos.
O filme levou 4 anos pra ser feito e mostra mais de 50 localizações diferentes ao redor do planeta.
Confesso que não sou muito interessada em documentários sobre o mundo marinho, até porque me lembra aqueles documentários feitos pela National Geographic e que posso assistir pela TV a cabo no aconchego do meu lar.
O diferencial dessa exibição é que o local escolhido para apresentá-la é um dos cartões-postais da cidade maravilhosa. O Forte de Copacabana é lindo e tem várias atrações sendo uma passada na deliciosa e charmosa Confeitaria Colombo uma obrigação! (Obrigada pela sugestão Marcela!)
Claro que dei uma passadinha lá antes de subir ao topo do Forte para a exibição.
Tirando o atraso da montagem, devido à ventos fortíssimos e, ao frio que faz lá em cima...
o filme me emocionou bastante! O próprio diretor francês falou um pouco antes do início da sessão que nenhuma! cena foi modificada digitalmente. Eles usaram equipamentos de última geração em filmagens submarinas para que pudessem captar imagens fidedignas e além disso, poder seguir certos animais, principalmente os que se movem muito rápido.
Ver cardumes de peixes embolados em forma de furacão (dá pra ver no trailer abaixo) me impressionou bastante e milhões de caranqueijos agrupados no fundo do mar como um batalhão de soldados...deu medo!
Claro que tem cenas meio 'clichês' de baleias, tubarões e golfinhos, até porque a indústria cinematográfica as vem utilizando tanto ao longo das últimas décadas que se tornaram banais aos nossos olhos.
Mesmo assim, as cenas foram muito bem filmadas e me emocionaram também!
Há cenas fortes de matança e desequilíbrio ambiental devido à interferência do ser-humano.
O diretor ressaltou que as cenas mais cruéis de violência contra seres marinhos foram editadas para que os espectadores não fossem expostos à infindáveis minutos de 'banho de sangue'. O filme não se propõe a ser denunciatório e sim, um belo registro de como a vida se dá nos nossos oceanos e de como a natureza é bela e segue o seu curso desde os primórdios de sua existência. Há cenas muito poéticas que lembram uma apresentação de ballet!! e outras que mostram cenas de uma batalha.(inclusive com a participação do ser-humano)
Não percam o trailer...

sábado, 5 de junho de 2010

Marcos Rolim - A Linguagem do Poder


Acabo de ler o texto A Linguagem do Poder no blog do Marcos Rolim. Acredito que seja publicado na coluna quinzenal dele no jornal Zero Hora amanhã.
Como sempre o Marcos está bem atualizado e comenta assuntos que estão sendo discutidos pela mídia.
O ataque aos barcos que levavam ajuda humanitária aos
Palestinos sitiados na Faixa de Gaza pelo Estado de Israel foi um deles essa semana.
Uma tremenda coincidência, já que postei uns dias atrás sobre o filme Lemon Tree que discute esse jogo de poder entre Israel e Palestina.
Não vou me pronunciar sobre o assunto antes de ler muito e claro, seguir a sugestão do Marcos na coluna sobre o jornalista Robert Fisk do jornal "The Independent". Ele é considerado um dos mais respeitados jornalistas do mundo e tem uma sólida formação cultural e moral, além de acompanhar os conflitos no Oriente Médio a mais de 30 anos e por conseguinte, ter sido agraciado com vários prêmios jornalísticos internacionais ao longo de sua carreira.
O Robert Fisk ressalta o uso de certas palavras "tendenciosas" que o poder governante usa e que acabam sendo banalizadas no meio jornalístico e , muitas vezes, a banalização das mesmas minimiza o impacto de atos extremamente desumanos e que infringem a legislação criminal, tanto no âmbito nacional como no internacional.
Vale a pena refletir sobre isso...


"Robert Fisk, do “The Independent”, é um dos mais respeitados jornalistas do mundo e acompanha a mais de 30 anos os conflitos no Oriente Médio. Ele recebeu o prêmio “Correspondente Internacional Britânico do Ano” 7 vezes e já foi homenageado em duas oportunidades pela Anistia Internacional com o “Prêmio de Imprensa”.

Fisk representa um tipo de jornalismo para o qual se exige aguda capacidade intelectual, sólidas formações cultural e moral e, ainda, o necessário senso crítico. Uma de suas preocupações diz respeito ao correto emprego das palavras de tal forma que se evite a reprodução emboscada de significados sugeridos pelas ideologias e, especialmente, pelos discursos do Poder. “Eu não uso a palavra “terrorismo”, a não ser entre aspas. Eu não a uso porque é uma palavra totalmente desacreditada. É um dispositivo utilizado para assustar as pessoas, para fazer com que elas acreditem que o Islã é nosso inimigo ou para impor novas leis que permitem prender uma pessoa por 90 dias sem direito a advogado. Esta é a primeira vez que uma guerra foi declarada a um substantivo abstrato – a “Guerra contra o Terror”. O que é o “terror”? Pode ser qualquer coisa. Essa idéia toda de “terror” é uma armadilha. Usar a palavra em um contexto sério é uma armadilha. Se eu vejo uma revista ou um jornal com a palavra “terror” na capa simplesmente não compro, é lixo”.

Em palestra no 5º fórum anual da emissora árabe Al Jazeera, reproduzida por Carta Maior em http://bit.ly/agiwdv, Fisk sustenta que os jornalistas, cada vez mais, estão se tornando prisioneiros da linguagem do poder: “Não existe mais batalha entre o poder e a mídia. Através da linguagem, nós nos tornamos eles. (assim) uma ‘ocupação’ pode se tornar uma ‘disputa; um ‘muro’ pode se tornar uma ‘barreira de segurança’ e a colonização israelense de terra árabe contrária a todas as leis internacionais se torna ‘acampamentos’’. Fisk entende que o processo é contagioso e vai se espalhando pelas redações mesmo quando não há a adesão aos valores pressupostos pela linguagem do poder. Contra isto, ele recomenda aos jornalistas que leiam livros; especialmente livros de história.

Penso que Fisk está coberto de razão. Observe-se, por exemplo, as matérias sobre o ataque à flotilha que levava ajuda humanitária aos palestinos sitiados na faixa de Gaza. Como se sabe, os barcos foram atacados em águas internacionais. Logo, os ativistas não foram “presos” ou “detidos” como lemos nos jornais de todo o mundo, mas seqüestrados. Este, aliás, seria o termo empregado se a mesma operação tivesse sido realizada por Chávez ou Ahmadinejad.

PS - Enquanto isso, no estado mais “civilizado” do país, um novo administrador prisional declarou que, se os presos não se comportarem, terão “benefícios” como a luz nas celas cortados. Faltou alguém observar que iluminação na cela não assinala “benefício”, mas direito elementar, consagrado pela Lei de Execução Penal (§ 2º, art. 45) e por toda a legislação internacional. Faltou jornalismo, diria Fisk. " (fonte: blog do Marcos Rolim)

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Literatura - Lendo Lolita em Teerã


Estou lendo um livro
bárbaro!!
Reading Lolita in
Tehran da Azar Nasifi.
Essa escritora, por sinal, foi a primeira mulher a ser confirmada para a FLIP (Festa Literária de Paraty) que ocorrerá entre os dias 4 e 8 de agosto de 2010 aqui no Rio.
Esse livro ficou 117 semanas na lista dos mais vendidos do New York Times e já foi traduzido para 32 línguas.
Como eu sou apaixonada por literatura e esse livro é a história de 8 mulheres que se reúnem juntamente com sua professora para ler escondido os clássicos da literatura ocidental como Madame Bovary, Lolita, Orgulho e Preconceito... estou adorando!!!
A escritora vive agora em Washington e leciona na Johns Hopkins como professora visitante.
No livro, ela volta de uma temporada de estudos na Inglaterra, onde fez doutorado sobre Literatura Inglesa, à Teerã, onde inicia lecionando Literatura na Universidade de Teerã. Mais tarde é expulsa dela por se recusar à usar o véu.
Ela narra as sessões de leitura de clássicos com as suas alunas na sua própria casa, já que esse tipo de leitura é proibida em seu país.
Estou no início do livro, mas encantada com a narrativa que é um misto de comentários sobre os livros que suas alunas estão lendo e uma observação apurada dos costumes e da vida dessas jovens iranianas em um país com leis bastante duras em relação às mulheres.
A narrativa mescla os tempos atuais e o início da revolução islâmica liderada pelo aiatolá Khomeini (1979) que é quando Azar retorna ao Irã para lecionar literatura na Universidade.
Há também menção dos conflitos sangrentos com o vizinho Iraque e a tirania do regime islâmico.
Não é de agora que eu creio que há muita gente no Irã que não concorda com o Estado e isso ficou bem visível na última eleição do presidente Mahmoud Ahmadinejad, a qual foi indiscutivelmente fraudada à seu favor e teve várias manifestações de repúdio nas ruas. Tem também os filmes e documentários interessantíssimos feitos no país, os quais infelizmente só ouço comentários e ainda não os assisti.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Compras em Buenos Aires





Lendo o blog Noiva.com da edição online do jornal Zero Hora de Porto Alegre,
achei ótimas dicas de compras na maravilhosa Buenos Aires.
A blogueira Gabrieli Chanas acaba de se casar e passou a sua lua-de-mel na cidade. De lá, ela postou algumas boas idéias de locais pra gente não esquecer de dar uma passadinha quando for à capital portenha.
Achei super útil!!!
Ai vai...





":: Buenos Aires tem cara européia e lojas de grandes redes internacionais. Os shoppings que mais gostamos foram o Abasto (imagem 2) e a Galerias Pacífico (imagem 1). No Abasto não deixe de conferir a VZ, uma lojinha muito simpática que vende sais de banho, óleos de massagem, cremes e sabonetes separados por estado de espírito: tem para relaxar, para se apaixonar, para ficar zen. Também dê uma passadinha na Morph, que tem produtos para casa com design incrível (nessa você vai perder no mínimo uma hora decidindo o que comprar). Na Galerias Pacífico tem loja da M.A.C e Starbucks para fazer uma pausa entre uma compra e outra. O shopping é lindo demais e o passeio vale muito.

:: Para ver ótimas lojas na rua vá até a Recoleta (a Louis Vuitton fica na avenida Alvear). É neste bairro que se concentram as lojas mais elegantes da cidade.

:: Se o objetivo for comprar coisas para a casa nova você é obrigado a conhecer o Buenos Aires Design, que também fica na Recoleta. Trata-se de um mini shopping só com lojas de arquitetura, design e produtos fofos. Um plus? O Hard Rock Café da cidade também fica lá. É uma ótima deixar a visita ao shopping para o fim da tarde e depois emendar a noite no Hard Rock.

:: Para compras mais simples tem que passar pela Calle Florida. São centenas de lojas com ótimos preços. Para comprar luvinhas, mantas e gorros para encarar o frio visite a Isadora, a Todo Moda e a Onda Shop.

:: A Córdoba é a rua das outlets. Visitamos várias e as que mais valem a pena são a da Nike e da Adidas. Para meninas vale dar uma passada na outlet da Matéria, uma loja argentina super fashion. A Caro Cuore, que tem as lingeries mais fofas do mundo, também tem outlet na Córdoba. Pertinho dali, na rua Aguirre, fica a da Lacoste, onde os preços são fabulosos.

:: Perfumes? A La Parfumerie é a mais completa e tem loja em todo canto.

Todos os lugares aceitam cartão de crédito e em algumas lojas também é possível pagar em Real. Clientes do Banco do Brasil podem sacar dinheiro (em Pesos) nos caixas eletrônicos identificados pela bandeira Link. Uma dica: não troque dinheiro no aeroporto, onde as taxas são mais altas. Trocamos R$ 400 na ida e recebemos pouco mais de 500 Pesos. Já em Buenos Aires trocamos outros R$ 400 que nos renderam mais de

700 Pesos. " fonte: jornal Zero Hora - blog http://wp.clicrbs.com.br/noiva/?topo=52,1,1,,170,e170