segunda-feira, 24 de maio de 2010

Vale a pena pensar sobre isso!!

"Quando alguém está honestamente certo 55% do tempo, isso é muito bom e não faz sentido discordar. Se alguém está 60% certo, isso é maravilhoso, sinal de boa sorte...mas o que deve ser inferido sobre estar 75% certo? Os sábios diriam que é algo suspeito. Bem, que tal 100% certo? Quem quer que diga estar 100% certo é um fanático, um criminoso e o pior tipo de crápula." Epígrafe do livro Mente Cativa do polonês Czeslaw Milosz.

Já ia dormir quando leio o artigo do Marcos Rolim na edição de hoje do jornal Zero Hora. Não é de agora que eu sigo o trabalho e os textos publicados pelo Marcos. Ele é um dos meus contatos no Orkut. O Marcos é um jornalista e mestre em Sociologia pela UFRGS. Já foi deputado federal pelo PT e agora atua como consultor em Segurança Pública e Direitos Humanos.
Vale a pena dar uma olhada no blog dele e aí vcs tem a coluna acima na íntegra.
Ela se intitula Mente Cativa, que é o nome do livro do autor da epígrafe.
Segue o blog: www.rolim.com.br

Ressaltei esse pedaço da coluna dele de hoje porque isso tem se tornado uma das minhas filosofias de vida de uns tempos pra cá. Eu desconfio de um julgamento 100% correto sobre uma pessoa ou um assunto. Na vida NADA é 100% certo!
O que a gente toma como verdade, às vezes se desmorona como um castelo de areia...e com razão, nós nunca poderemos saber toda a verdade sobre nada...
citando Kant : " não podemos conhecer nada, por completo, já que o limite do nosso conhecimento é o limite do que conhecemos."
Essa frase foi retirada da página da Gabi Mancuso no Orkut...ela é uma advogada e uma pessoa muito legal e interessante (Valeu, Gabi!)

Mesmo achando que estou certa sobre algo ou alguma conduta de alguém, ainda assim, tento me preservar de um total julgamento, até porque eu não conheço todos os ângulos e é impossível se saber todos eles (acho que já comentei isso aqui..).
Uma boa semana pra todos e mais discernimento nos nossos julgamentos!!



Um comentário:

  1. Tia Patty, respondendo sua pergunta (como Joana e como Cris), é claro qiue o chapeleiro maluco, ele até tem dança maluca!!!Um beijo e boa semana

    ResponderExcluir