domingo, 30 de maio de 2010

Cinema - LEMON TREE


Hoje estou tendo muita sorte com a 7a. Arte!!
Acabo de ver um dos filmes mais interessantes sobre o conflito Israel-Palestina. Confesso que não o compreendo muito e o pouco que sei a respeito do assunto me dá uma visão básica do conflito, mas não menos esclarecedora.
Há 61 anos atrás, a ONU estabeleceu o Estado de Israel, mas infelizmente não reconheceu o Estado Palestino.
Acredito que essa informação básica seja o grande mote desse conflito, dentre outros.
O filme LEMON TREE conta a história de uma viúva palestina com poucos recursos financeiros e que tem toda a sua subsistência baseada no seu pomar de limões.
O ministro da Defesa de Israel torna-se seu vizinho e a partir daí, o conflito inicia. O Serviço Secreto Israelense vê no pomar uma possível forma de esconderijo de terroristas àrabes.
O que fazem então?? Ordenam a expropriação do terreno para que possam reduzi-lo à nada.
Só vou contar isso sobre o filme, mas posso garantir à vcs...que uma história tão simples, e que parece que foi baseada num fato real, traz à tona várias outras questões como a truculência do Estado de Israel com todo o seu poderio econômico e armamentista contra um povo que não tem Estado e nem uma liderança nítida e clara e sim, uma divisão de poder em facções; os preconceitos do próprio povo palestino em relação à uma viúva submetida à cultura àrabe que não a autoriza a ter uma segunda chance afetiva; a importância da imprensa, do jornalismo e dos jornais independentes dos governos; a difícil relação dos pais com os filhos (tanto os de um lado da fronteira como os do outro).
As atuações das duas principais atrizes do filme (a viúva pobre palestina e a esposa rica do Ministro da Defesa Israelense) são soberbas!
Gente...o que é mais interessante nesse filme é que ambos os lados sofrem com essa celeuma e demonstram solidariedade mútua...o que pode ser uma grande chance para um futuro mais pacífico na região. É claro, que há grupos extremistas dos dois lados, mas isso não reflete a maioria e eu ainda confio no melhor do ser-humano e acredito que esse imbróglio todo possa ser resolvido algum dia. Há outros interesses e influências pra que isso não se resolva, mas à medida que os meios de comunicação se tornem ainda mais independentes e denunciatórios, há chance pra que barbáries sejam, senão prevenidas, ao menos denunciadas e debatidas por um grupo cada vez maior de pessoas ao redor do mundo.
Não deixem de assistir esse filme!!!
Segue trailer com legendas em inglês...

Nenhum comentário:

Postar um comentário