terça-feira, 25 de maio de 2010

Arte - Marc Chagall





Eu sou apaixonada pelo trabalho desse russo, o Marc Chagall. Eu estava na maravilhosa Livraria da Travessa no Shopping Leblon, quando dou de cara com uma edição de luxo dos trabalhos dele.
Sentei e fiquei ali quase 20 minutos encantada com as pinturas coloridas e tão, mas tão românticas que é por isso que ele é o meu pintor favorito.
O Chagall viveu de 1887 até 1985...97 anos!
Ele passou por vários movimentos e é até hoje, único...digo, ele não se ligou à nenhum deles. Por exemplo, o Cubismo, o Expressionismo,etc...
Há ainda uma certa dificuldade em categorizá-lo.
Claro que as obras dele mudaram ao passar desses longos 97 anos de vida, até porque ele deixa São Petesburgo e vai pra Paris, reduto de artistas de vários movimentos e isso influi bastante na obra dele.
O que mais me cativa, especialmente nas pinturas dele, são as cores e as imagens de afeto e carinho, principalmente quando há uma figura feminina e masculina na mesma tela.
Não vou conseguir reproduzir uma frase dele que encontrei nesse livro, mas que fala sobre a importância do Amor...não só entre homens e mulheres, mas o amor em relação ao ser-humano.
Por isso que mesmo antes de ler mais sobre ele, eu já me identificava com esse aspecto 'amoroso'das obras dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário