terça-feira, 27 de abril de 2010

Arte - MALBA


Olha a Argentina é maravilhosa e Buenos Aires não deve nada à nenhuma capital cosmopolita e eu não estou exagerando.
Dentre as inúmeras coisas que a gente pode fazer quando está por lá, além de comprinhas e boa gastronomia, é visitar seus museus.
São mais de 25 (sim, eu pesquisei!) prédios dedicados a história portenha.
Tem desde os tradicionais como em qualquer capital de 'respeito' como o de Belas Artes e o de Arte Moderna e até um dedicado à Eva Perón.
Esse ao lado é o museu Malba (Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires).
Quando estive lá em 2008, fiquei impressionadíssima com o bom gosto arquitetônico do prédio em si e do acervo. O responsável pela mais importante coleção de arte Latino-Americana do século XX é o argentino Eduardo F. Constantini, o qual vem colecionando peças desde 1971 e por incrível que isso possa parecer tem muita coisa de artista de 'peso' brasileiro por lá como, por exemplo, Tarsila do Amaral e Hélio Oiticica. A coleção do Constantini faz parte do acervo oficial do museu.
Além do mais, eles sempre trazem exposições relevantes e tem várias acontecendo por lá agora...
"Caminos de la vanguardia cubana" até 17.05; Alberto Passolini com "Malona!" até 14.06 e Pablo Reinoso com sua instalação "enredamaderas" até dezembro.
Enfim, como nós gaúchos temos a vantagem de estarmos localizados bem pertinho da capital dos hermanos, não devemos perder essa visita, nem que estejamos lá só pra passar o final de semana.

Obs.só me pergunto como que o Constantini investiu na compra do "Abapuru" da Tarsila Amaral e nenhum brasileiro o fez...acho que o Brasil não leva a própria arte à sério!

Nenhum comentário:

Postar um comentário