quinta-feira, 10 de março de 2011

Vestida para conquistar? por Constanza Pascolato


"Aos 22 anos, uma garota de Manhattan faz sucesso na blogosfera ao defender, com humor cáustico e mordaz, que mulheres seguidoras de tendências de moda acabam espantando os homens que, em tese, gostariam de atrair por Constanza Pascolato" (Vogue Brasil - março/2011)

Gente, confesso que ao ler essa reportagem, caí na risada...essa moça, reponsável pelo blog The Man Repeller, é hilária e o blog de moda dela é muito bom! O nome dela é Lendra Medine e ela vive em Manhattan. O curioso é que somente com 22 anos, a Leandra, que estuda moda, conseguiu se dar conta de que ser fashion victim pode ser a maior furada pra quem quer conquistar um amor... na reportagem, ela posta 2 fotos com o mesmo look, só que um é the man getter e o outro the man repeller. Muito bom! E, pra falar a verdade, é bom ver gente consciente do quão ridículas nós parecemos aos olhos masculinos com determinados looks. Aí vai a reportagem da Vogue...

"Num oceano de possibilidades disponíveis na rede, me divirto surfando por The Man Repeller, um dos mais interessantes blogs de moda do momento. É feito por uma menina de 22 anos que vive em Manhattan, Leandra Medine, onde termina o curso da Parsons School of Design, outro hit fashion. Em tom hilário, a garota parte do princípio de que milhares de propostas de moda lançadas para mulheres são fatalmente repelentes aos homens que essas mesmas mulheres gostariam de atrair. Por isso o blog é tão divertido, com seu humor cáustico e mordaz que o faz parecer rebelde, o que, de fato, não é. Medine simplesmente tem bom gosto e conhece todos os cacoetes e truques de styling da moda atual. Pessoalmente, também adorei saber que a expressão man repelling está sendo usada como adjetivo pelo povo da moda em Nova York. A leitura dos posts de Medine revela que ela é uma típica representante dos millenials. Nesta era da geração look at me, a garota tem o dom do marketing, que usa habitualmente para construir o seu "produto" principal - no caso, ela mesma.
Com pouco mais de um ano, o blog já lhe rendeu um perfil no The New York Times, outro na revista Lucky, além de dezenas de entrevistas. Em todos esses veículos, miss Medine insiste que é o tipo de mulher que ama tendências de moda, as mesmas que os homens odeiam.
Fashionistas, ela diz, não levam em conta o que "eles" pensam. Apostam, por exemplo, no mix de estampa floral com onça; são fãs de calças clochard, odalisca, e carrot; adoram um turbantezinho, poncho e ombreiras; abusam das sobreposições (grunges ou não); arrematam o visual com óculos de grandes armações e lentes transparentes (sem grau), como se fossem as nerds das high schools americanas. E, quando têm de escolher, "optam pelo prêt-à-porter em vez de um relacionamento". Sarcástica, Medine explica que vários fatores contribuíram para o start do blog. Ela estava namorando um rapaz razoavelmente conservador, "instável e inconstante", que não queria se comprometer porque pensava "que iria viver uns mil anos". Sinal de perigo. "Por causa desse fiasco, resolvi fazer compras na Topshop com uma amiga e aproveitei para reclamar da minha vida amorosa. De repente, ela me chamou a atenção para o fato de que estava prestes a comprar uma calça jeans de lavagem ácida, meio odalisca, horrível, a melhor maneira de espantar qualquer pretendente. Pior: as roupas que vestia eram totalmente empata-namoro. Foi aí que veio a idéia do blog. Comecei naquela mesma noite.
O bacana do The Man Repeller é que ele revela o que é "afugentador" na roupa para o sexo oposto ao mesmo tempo em que apresenta interpretações cheias de estilo (coisa que Medine tem de sobra) das tendências mais interessantes da "moda de rua". Um ótimo exemplo, é o post intitulado "O Vestido Nu: de Atraente a Repelente", inspirado no episódio de Sex and the City em que Carrie Bradshaw usa, em seu primeiro encontro com Big, um vestido nude que terminaria sendo o "grande culpado" pela conclusão ultrassexy da noite, no assoalho do quarto de dormir. Medine aproveita o episódio para mostrar que uma mesma peça de roupa pode atrair ou repelir - tudo vai depender do styling. Um sexy minivestido de cetim nude usado com igualmente sensuais sandálias Louboutin é 100% atraente. Quando ganha styling mais rebuscado, com direito a meia soquete com estampa cartoon e sandálias de plataforma de oncinha no lugar dos Louboutins, vai ficando cada vez mais fashion e, segundo ela, cada vez mais repelente.
Miss Medine também acha que as fashion weeks internacionais são verdadeiros paraísos man repelling, com Paris encabeçando a lista. Para ela, as grifes internacionais campeãs no quesito "afugenta homem" neste ano foram Marni, Rick Owens, Gareth Pugh e os teddy-boys de Nicholas Ghesquière para Balenciaga. Os mais atraentes - ou man getting - são: Ralph Lauren, Valentino, Dolce&Gabbana, Alberta Ferreti, Oscar de La Renta e Carolina Herrera.
O interessante das críticas e análises de Leandra é que ela mostra os dois lados da moeda e não cai nunca na armadilha do certo ou errado, por ter verve apaixonada, conhecimento de moda, personalidade e independência. E, como sua mãe disse à repórter do New York Times: ' Ela tem relacionado moda ao feminismo e está dizendo que as mulheres se vestem pra si próprias.' Afinal, segundo Medine, se seu namorado não gosta de sua roupa, talvez seja ele que não vale a pena."

Nenhum comentário:

Postar um comentário