domingo, 11 de julho de 2010
Literatura e Cinema - The Ghost Writer
Acabo de voltar da Livraria Saraiva e comprar o livro The Ghost Writer que deu origem ao filme protagonizado pelos excelentes Ewan McGregor e Pierce Brosnan.
Não vi o filme, o qual foi bem aceito pela crítica, e envolto na polêmica da prisão do Roman Polanski em Zurique quando ele ia participar do Zurich Film Festival.
Roman Polanski é o diretor de Ghost Writer (O Escritor Fantasma) e a sua prisão não teve nada a ver com o filme e sim, com um antigo processo criminal de 1977 , ao qual o cineasta responde nos EUA.
Bom, controvérsias à parte, esse livro conta a história de um escritor que começa a escrever as memórias do ex-primeiro ministro britânico. Ele é um escritor fantasma, ou seja, um escritor contratado para escrever mas que não leva os créditos de sua obra.
O personagem do ex-primeiro ministro é uma alusão à Tony Blair e o livro traz à tona várias polêmicas acontecidas durante o seu mandato, sendo a principal, a Guerra no Iraque juntamente com os EUA.
O livro parece ser pura adrenalina e teve uma ótima recepção pela crítica literária. O seu título original era The Ghost . Nunca li nada do autor, Robert Harris, mas só de ler os comentários de publicações respeitadas como The New York Times, The Observer, The Times (London),etc...
fiquei bastante interessada. A polêmica central do livro é que o novo escritor fantasma do ex-primeiro ministro assume a tarefa logo após o seu primeiro escritor morrer de forma brutal e inesperada. Tão logo ele inicie o seu trabalho, ele é enviado à casa, que fica numa região distante, do ex-primeiro ministro e lá é que ele se dá conta de que nunca deveria ter aceito essa proposta.
É claro que o livro aborda os jogos de poder e valores morais na política e eu mal posso esperar pra começar à lê-lo!!!!
Segue o trailer do filme, que segundo a Cláudia Laitano (colunista e jornalista gaúcha) vale a pena assistir e claro, que o original literário é bem mais completo e há algumas cenas que não foram parar no filme...just as usual...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário